Documentos necessários para planejamento de aposentadoria e contagem de tempo de contribuição
Recentemente pulicamos aqui uma matéria com o advogado Roberto Flório, especialista em benefícios do INSS, sobre a importância do planejamento previdenciário. Vale a pena conferir. Clique aqui!
Agora, neste post, fizemos uma lista dos documentos que você precisa digitalizar e enviar para um consultor previdenciário fazer o planejamento da sua aposentadoria, e informar qual o melhor momento para pedir o benefício e qual será o valor da sua aposentadoria. Confira a seguir:
É possível se aposentar sem sair de casa?
- Documento de identidade com RG e CPF;
- Carteiras de trabalho: cópia da página da foto, qualificação civil, registros de trabalho, alterações salariais, anotações de férias, contribuição sindical e demais anotações gerais à caneta e que contenham assinaturas e carimbos.
- Senha de acesso ao MEU INSS: quem não tem essa senha poderá solicitar no site meu.inss.gov.br. Se houver alguma dificuldade, o escritório de advocacia dará as devidas orientações.
- Certificado de reservista: para quem serviu ao exército.
- Carnês de contribuição: válido para quem contribui com carnês da Previdência Social. Necessário somente para quem não tem as contribuições registradas no cadastro do INSS.
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário: formulário fornecido pela empresa – é necessário para quem trabalhou em condições de insalubridade – se não tiver esse formulário, a análise inicial poderá ser feita mesmo sem o documento.
Com todos os documentos em mãos, envie tudo por e-mail ou Whatsapp (de preferência no formato PDF) ao seu consultor previdenciário com fotos em perfeitas condições, que podem ser feitas com seu celular.
Tudo pode ser feito de forma eletrônica, ou seja, você não precisa sair de casa para buscar seus direitos e conquistar a tão sonhada aposentadoria.
.