Planejamento Previdenciário | O Que É e Quem Deve Fazer?

Planejamento Previdenciário | O Que É e Quem Deve Fazer?

Por Marcelo Andrade

Sombra e água fresca! Em outras palavras, aposentadoria. Este é o desejo de quase todos os brasileiros com mais de 60 anos. Porém, poucos planejam este momento tão especial da vida.

Em países de primeiro mundo, a Previdência Privada é comum. No Brasil, uma rasa parcela de trabalhadores fazem e então o caminho inevitável é a aposentadoria do INSS.

Segundo o advogado Roberto Flório, que há mais de 15 anos atua no direito previdenciário, pouquíssimos trabalhadores fazem um planejamento previdenciário para saber exatamente quando irão se aposentar e quanto receberão.

 

“O número de benefícios negados pelo INSS refletem esta realidade. Boa parte das pessoas dão entrada na aposentadoria sem checar pequenos detalhes. Por isso, é comum o INSS indeferir o pedido por falta de um carimbo ou porque às vezes o registro consta na carteira, mas não aparece no banco de dados do INSS.”; explica o especialista em benefícios do INSS.

Atualmente existem ferramentas eletrônicas que auxiliam o advogado no planejamento previdenciário. “Com as fotos da carteira de trabalho, dos carnês e outros documentos pessoais, conseguimos fazer o levantamento com 100% de precisão e em poucos dias. Então informamos o idoso que sonha com a aposentadoria ou o filho dele que muitas vezes cuida deste processo. Eles saberão que dia e qual o valor do benefício.”; explica Roberto Flório, que retomou o atendimento presencial no seu escritório no centro de São Paulo seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19.


Advogado Especialista em Benefícios do INSS no centro de São Paulo. Advogado para contagem de tempo de serviço, aposentadoria especial, reforma da previdência.